Fotos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

VENHA PARTICIPAR DA NOSSA GESTÃO DEMOCRÁTICA

A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

CARACTERÍSTICA DA ESCOLA


A escola foi criada em 1962, com a denominação de Escola Oscar Cardoso, funcionando em prédio particular com o Ensino Fundamental I. Em 1966, passou a funcionar em sua sede própria com a denominação de Dr. Antonio Cordeiro de Miranda, situada à Avenida Lomanto Junior, Nº 1. Bairro Centro, Itaju do Colônia – Bahia.
Posteriormente, passou a chamar-se Escola Cordeiro de Miranda. Foi regulamentada com esta denominação pela Portaria nº 2877, publicada no Diário Oficial de 06/05/1981, que perdurou até fevereiro de 2002, quando foi implantado o Ensino Médio, conforme Portaria nº 979/02, DO de 06/02/2002, que passou a denominar-se Colégio Estadual Cordeiro de Miranda. E  posteriormente foi publicada a autorização do Curso de Ensino médio, conforme Portaria nº 20, no D.O.  de 29/11/2006. Com a criação do Ensino Médio, ainda funcionou com o Ensino Fundamental I de 1ª a 4ª série até o final do ano letivo de 2003.
No final de 2006, a Secretária de Educação autorizou que o ensino médio do distrito de Itaju do Colônia, Palmira (18 km), seria uma extensão do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, que é a única unidade escolar que oferece o ensino médio naquela localidade e que o prédio é do estado. Só que se tornou difícil para a direção, uma vez que não tinha professor concursado na época e começando aulas mais tarde com dois professores concursado e os outros foram contratados pelo regime PST e mais tarde pelo REDA. 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA


O Colégio Estadual Cordeiro de Miranda é composto por duas escolas uma na sede em Itaju do Colônia e outra no distrito, em Palmira como anexo ( a 18 km, estrada de chão). Oferece atualmente o Ensino Médio, no turno matutino e noturno e o EJA (Eixo VI) no noturno. Nosso quadro é composto por 1 diretor  que se divide nas duas escolas, 1 vice-diretora  que atua na escola sede, 1 vice-diretora que atua no anexo, 1 secretária escolar que atua no anexo, 3 Assistentes administrativos sendo 2 efetivos e 1 Reda que atuam na escola sede, 17 funcionários de apoio, como PST, sendo 11 na sede e 6 no anexo.
A equipe gestora tem datas variadas de atuação onde o diretor e 1 vice-diretora que atua na sede estão desde 2009 (estes foram eleitos através de eleições diretas) e 1 vice-diretora que, devida a grande necessidade na escola anexa, esta foi nomeada em Julho/2010.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A Escola Sede é composta por 1 diretoria com banheiro anexo, 1 pátio coberto que é usado como secretaria, sala de xerox e sala dos professores, 7 salas de aula, sendo que, 5 funcionam com aula e 2 estão disponíveis para: sala de leitura que dispõe de um pequeno acervo onde a maioria é defasada e inadequado ao Ensino Médio, e a outra como sala de informática. 1 cozinha, 1 dispensa ao lado da cozinha para guardar material de limpeza e didático. Têm 4 banheiros para os alunos (2 femininos e 2 masculinos sem chuveiros), 1 quadra praticamente destruída. Apesar da existência de 1 área bastante extensa a escola é carente de espaço para lazer ou um bom "bate papo" pelos alunos, uma vez que é imprópria a utilização de grande parte dela por não ser pavimentada e mesmo sendo roçado não resolve a situação. A escola apesar de grande área, o prédio é muito antigo onde sua estrutura está extremamente comprometida, colocando em risco até mesmo a segurança de toda a comunidade escolar, necessitando desta forma de uma reforma com ampliação urgente com construção de um auditório, quadra poliesportiva, sala de aula, sala de professores, diretoria, secretaria, sala de coordenação, reforma total dos banheiros, além de substituição de grande parte do mobiliário.
Vale lembrar que a partir de novembro de 2006, criou-se a extensão do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda em Palmira (distrito de Itaju do Colônia a 18 km) que é a única U.E que oferece o ensino médio naquela localidade e que também possui necessidades prioritárias para o seu funcionamento. Esta é composta por 8 salas de aula, 5 banheiros onde três estão desativados, 1 sala dos diretores, 1 diretoria, 1 pequena área na frente do prédio. Por ser uma escola recém autorizada não possui recursos pedagógicos suficiente para o desenvolvimento das atividades. Ainda não possui laboratório de informatica, internet, bem como telefone fixo. O prédio é do Estado, assim como na sede em Itaju do Colônia e necessita urgente de uma reforma total em toda a sua estrutura. Vale ressaltar ainda que seu funcionamento seria melhor se tivesse total autonomia administrativa e financeira (tornar uma escola independente), até porque existe aproximadamente de 170 alunos.

PERFIL DOS ESTUDANTES

Os alunos do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda são oriundos de toda a cidade e da zona rural. A faixa etária dos alunos é de 14 a 45 anos de idade. As condições socioeconômicas dos alunos são de classe baixa a média, onde muitos trabalham para se sustentar e ajudar a família ou para suprir as suas necessidades. Em outros casos muitas vezes as famílias se mudam para outros lugares a procura de emprego e consequentemente seus filhos também, em que alguns se transferem, outros evadem. Os alunos, em sua maioria chegam com dificuldade de aprendizagem. Existem aqueles que trabalham e moram na zona rural e depende do transporte escolar municipal para estudar e que de cansaço, cochilam em sala de aula, outros não dão muita importância aos conteúdos estudados por acharem que os conhecimentos acumulados ao longo do tempo não têm importância para os dias atuais e que não serão utilizados na vida profissional deles, dizendo que querem somente um certificado de conclusão de curso, pois não terão chance nesse mundo de tantas dificuldades. Por mais que a escola trabalhe essa cultura desses alunos, muitos ainda pensam assim. Outros já tem uma visão de futuro e que querem estudar e crescer profissionalmente. No que diz  respeito às disciplinas, na aprovação final constam dificuldades em Química, Física, Matemática e LPLB interpretar textos. Vale ressaltar que os alunos, muitos chegam ao Ensino Médio completamente desprovido de base especialmente em Física, Matemática e Química, apresentam dificuldades em interpretação e produção de textos, ocorrendo o desinteresse pelas atividades propostas durante as aulas.

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A comunidade externa ou pessoa de entorno da escola é de uma cidade pequena, do distrito e da zona rural. Não tem mercado de trabalho suficiente para as pessoas. O comércio é pequeno e o que temos que possa empregar várias pessoas é a prefeitura, mas também não pode comportar todo mundo. algumas famílias vivem da agricultura familiar, outros são empregados no comércio local, existem aqueles que são empregados em fazendas. Devido às dificuldades, muitas famílias vão à procura de trabalho em outras localidades e consequentemente seus filhos também. Às vezes os filhos saem e os pais permanecem. As condições socioeconômicas que predomina no município é a pecuária bovina.
Em Palmira onde tem o anexo, a situação se torna pior. O transporte, saneamento básico, segurança são precários. As condições socioeconômicas giram em torno da agricultura familiar, pecuária e apicultura. Não é comum a comunidade vir à escola a não ser quando é convidada ou quando a comunidade escolar precisa dos comerciantes para poder ajudar em alguma necessidade da mesma ou então quando a comunidade precisa da escola para fazer algum evento.







Um comentário: